Coordenador : Andréa Videira Assaf
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388511.2199.50345.06012023
Departamento/Setor: FFE
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : População de Nova Friburgo que tem acesso a água encanada, uma vez que a medida de heterocontrole dos níveis de fluoretos nas águas de abastecimento público beneficiará a todos os usuários de água tratada em termos de redução prevenção da doença cárie. Total de habitantes com acesso à água encanada, segundo empresa Águas de Nova Friburgo: 179060.
Local de atuação: Instituto de Saúde de Nova Friburgo - Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo- UFF.
Objetivo
-Produzir indicadores mensais do teor de fluoretos nas águas de consumo para as autoridades sanitárias do município, a fim de subsidiar o heterocontrole das águas de abastecimento. - Informar às autoridades competentes e à comunidade sobre a concentração de flúor na água de abastecimento público, já que a fluoretação da água é o único meio preventivo de redução de cáries em comunidades de baixa renda; - Nortear ações educativo- preventivas no município, em espaços relacionados aos setores de educação e saúde e, especialmente, em comunidades não beneficiadas pelo teor ideal de fluoreto na água (ex: áreas rurais). - Divulgar os resultados em reuniões e encontros científicos, bem como com a escrita de artigo científico.
Resumo
A cárie dentária é uma doença ainda hoje de maior prevalência na cavidade bucal. O flúor tem sido considerado um importante agente utilizado no controle da doença, sendo a fluoretação das águas de abastecimento público uma medida de proteção em âmbito coletivo. A fim de que esta medida de âmbito coletivo seja eficaz, a concentração de flúor nas águas de sistemas públicos de abastecimento deve ser mantida dentro da faixa ideal, a fim de se prevenir a doença cárie, sem expor a população ao risco de fluorose dentária. Este projeto objetiva realizar o heterocontrole dos níveis de fluoretos nas águas de abastecimento público no município de Nova Friburgo (RJ). Para análise da água de abastecimento público será realizada coleta de amostras de água em diferentes localidades, correspondendo aos pontos finais da rede de distribuição, e nas 15 Estações de Tratamento de Água (ETA) do município. As análises do teor de flúor na água serão realizadas no laboratório de Ciências Básicas, do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da UFF, pelo método eletrométrico, utilizando potenciômetro digital (SA-720-Procyon), com eletrodo específico para o íon flúor (96-09-Orion Research). Os resultados mensais serão descritos em ppm de flúor, nas amostras de cada localidade da coleta, e comparados com padronizações recomendadas nacionalmente. Tal ação extensionista poderá refletir futuramente em reduções dos níveis da doença cárie da população, contribuindo com a Secretaria de Saúde do município no heterocontrole das águas de abastecimento público - medida imprescindível e reconhecida cientificamente como de vigilância à saúde bucal.